Boa noite pessoal! Andei um pouco desaparecido, mas voltei e justamente quando eu tava preparando uma série de postagens sobre processadores, quando a IBM anunciou uma coisinha que chamou de TrueNorth.
TrueNorth é um micro-processador que faz parte de um projeto da IBM, chamado, Projeto Synapse que busca construir um sistema computadorizado, capaz de aprender e interagir com o ambiente, para que isso aconteça a atual arquitetura presente em todos os computadores, a chamada arquitetura de Von Neumann, vigente nos nossos computadores desde 1948. Deverá ser substituída, a IBM vem trabalhando nisso.
O TrueNorth, em especial é um micro processador que e capaz de simular o comportamento do cérebro humano. o novo processador, possui 1 milhão de neurônios programáveis, e é capaz de realizar 256 milhões de sinapses, é claro que ainda não são os 100 milhões de neurônios humanos, e das trilhões de Sinapses que o cérebro humano são capazes de realizar. Além disso o novo processador é muito mais econômico sendo possível seu uso com a bateria de um simples aparelho auditivo. Ele usa apena 70 miliwatt de potência.
Em uma comparação, a potencia usada em uma lampada de LED de 4,5W (a mais econômica quando se trata de energia) é capaz de ligar cerca de 64 processadores como o TrueNorth.
Comparado com um processador Intel Core I7, um dos mais econômicos do mercado, esse número aumentaria, a energia gasta com um Intel Core I7, seriam capaz de ligar mais de 250 TrueNorth.
A noticia triste é que o TrueNorth está longe de vir ao mercado. segundo a própria IBM, ainda vai demorar para que ele seja uma realidade para o mercado, mas a ideia de computadores capazes de definir ações, não mais baseados apenas em cálculos e números, mas analisando o ambiente as ambiguidades tornando o processo de tomada de decisão muito mais eficiente, sendo possível prever tsunami, terremotos, alertas de derramamento de petróleos com maior facilidade, ajudar robôs a se desenvolverem e a desviar de objetos e paredes.
Além de outras brincadeiras que os computadores do futuro serão capazes de fazer assim que conseguirem superar os limites da arquitetura de Von Neumann. A Computação cognitiva se mostra como o futuro.
_________________________________________________________________________________
Espero que vocês tenham gostado desse texto, eu pessoalmente sou meio que um fã do projeto SyNAPSE, em breve estarei fazendo uma postagem explicando um pouco mais do projeto, e também dos atuais processadores, que podem ajudar na hora da compra de um pc, notebook, celular.
0 comentários:
Postar um comentário